Friday, June 22, 2012

21.06.2012 quinta

Eu Renata Maria faço o possível para sempre não pegar fila, ou seja, esperar em frente de restaurante, nem a pau (mas sim já esperei na frente do China da 48 em Recife e de uma casa japonesa em Recife também, mas é a exceção gente, nem é sempre que dá para estar em Recife com os amigos de infãncia...), fila do que seja, se eu puder evitar eu não pego e pronto. Se não dá para eu entrar de cara é porque não é para eu entrar. Eu sei, posso ser ridícula, mas fazer o quê? Eu sou assim...

Fiquei sabendo das japonesinhas que pegaram uma daquelas filas lá na Galeria Lafayette só para entrar em akguma loja de marca, nem fiz questão de saber... De prima, achei ridículo, fiquei imaginando aquela fila de olhinhos puxados ávidos por gastar dinheiro e estar na moda, daí lembrei que cada um é cada um. Ridícila sou eu que achei as bichinhas ridículas. Tão feio isso de julgar! Mas é tão inerente a minha pessoa! Não sei se posso falar que isso é inerente ao ser humano, pois como dizia o poeta cada um sabe a delícia de ser o que se é... No entanto, tem passagem bíblica (para aqueles que acreditam nas escritiras) dizendo que não deve-se julgar pois do jeito que julgamos, seremos julgados. Tudo bem, ponto para mim então, vivo julgando e sendo julgada. Nossa como é ruim...

O Dr. Ivanildo, advogado da empresa em que trabalho já fazem 3 anos, disse-me uma vez que não gostava de julgar, mas essa é a função dele. Peço à Deus que o ilumine para que ele possa ser justo em seus momentos de decisão. Ele auxilia um juíz a tomar soluções nos casos, se é que entendi bem. Difícil. Mais difícil ainda é ter uma posição positiva quanto à vida com um cargo desse. Eles devem ver de tudo o que de há mais penoso e triste da sociedade todos os dias.

Um fato é verdade, cada um elege a sua prioridade na vida. Tem gente que a prioridade é o cachorro (nossa aqui em Paris as pessoas levam muito a sério o tal do cãozinho), tem gente que leva a sério a criação dos filhos (inclusive põem a vida dos filhos primeiro que a do próprio casamento), esporte, casar, drogas, festa, trabalho, viagem, sexo, uma boa paixão, bolsas, coleção de sapatos, o próprio corpo, o amor ao próximo (larga tudo e vai ser missionário), estar na moda, ditá-la, e por aí vai...

Contudo, Minha prioridade em definitivo não é pegar fila... kkkk Mas para pagar a minha língua, peguei uma fila de uma hora para entrar no tal famoso túnel das Catucumbas da cidade de Paris. É, eu peguei fila.

Tem uma coisa que eu amo demais nessa vida, é pagar minha língua. Adoro isso. Isso me dá a certeza que realmente estou viva, que realmente posso fazer minhas escolhas, erradas ou certas, mas são minhas escolhas ora bolas! Sou eu tentando a vida!

Tinha umas moças na minha frente que não paravam de falar, uma que fedia e um palco montado com um pessoal tirando o som, vento congelante, a bolsa pesava, umas crianças muito saudáveis correndo e batendo nas minhas pernas, quando lembrei da Nicole me dizendo para não reclamar de nada que eu estaria fazendo uma viagem que todo mundo gostaria de fazer. Mas aí, como diz Falcão "Pior seria se pior fosse".  Adoro essa máxima dele. Sim começou umas gotas de chuva... Tudo bem, ao menos eu tinha uma sombrinha!! (tinha um tanto de gente que não tinha...).

Sou um pouco claustrofóbica. E o túnel é longo. Há um aviso falando dizendo que o percurso é de 2km e percorrido em 50 minutos em uma bela placa em frente da entrada, mas quando se pega uma fila, essa é a coisa que por último se lê... A placa ainda advertia que pessoas com problema de respiração e cardíaco deviam evitar o passeio e que talvez algumas pessoas não passariam bem com o conteúdo do túnel.  Tudo bem, tinha que entrar né?

Os túneis já existiam pois era de onde se tiravam pedras de boa qualidade por sinal para as construções retiradas em outras épocas, Quando houve problemas sanitários com cemitérios no século XVIII, a idéia foi a de fazer a inumação coletiva (retirar todos os corpos e colocar em uma vala coletiva), que gerava espaço para receber novos corpos (daí surgiu o problema sanitária, a terra já estava esgotada) levaram as ossadas para os túneis e fizeram um tipo de arte com elas para que elas tivessem uma homenagem apropriada já que não tinha como ter os nomes e datas revelados. Daí levaram outros corpos de batalhas e guerras também, tudo está bem documentado nas catacumbas, em placas. Bem 'organizado'.

Interessante que hoje podemos ver prédios por toda a redondeza, em cima dos túneis que em si contém os restos mortais de outrem... Na entrada do museu fala um pouco sobre o risco de desmoronamento, mas acabei nem lendo pois estava ansiosa para entrar logo.

 Sei que parece meio mórbido o passeio, mas se pensarmos na história e no que as Catacumbas representam, vamos entender o ponto da questão, um grande museu em homenagem aos mortos deconhecidos.
"Onde morte está a tua vitória?" Tinha essa passagem bíblica em uma placa. Foram operários cristãos (pela história, a França é católica) que fizeram as obras nos túneis.

 Onde quer que esteja a morte, sempre no futuro ou passado. Ela está presente mesmo que não exista mais. (tradução simplória minha).

Altar onde se rezou uma missa em homenagem aos mortos. Que descansem em paz!

Uma das partes do túnel com a ventilação e iluminação melhor. Vi gente levando criancinha nisso, com certeza foram sem saber das condições. Vi uma mulher com problema em uma perna, ninguém disse nada...

Hoje dia 21 de Junho é o dia da Fête de la Musique (festa da música), tem música para tudo que é lugar na cidade, tem-se só que ver a programação. Eu vi pertro de três estações o movimento, as pessoas e os shows. As pessoas estavam muito alegres! Viva!!

Na estação Blance do lado do Moulin Rouge tinha um showzinho

Na frente da Igreja de Saint Laurent no Boulevard Magenta tinha outro showzinho

No comments:

Post a Comment