Monday, June 11, 2012

11.06.2012, segunda

Meu querido diário...

kkkk Até hoje tenho ele. Tinha um cadeado...

Então, hoje acordei num frio arretado, parecia que o mundo ia se acabar de tanto frio e ia congelar (ao menos Paris). Aí percebi que dormi com a janela escancarada e vestida para dormir como se estivesse no Brasil. kkkk Não dá! Mas aí eu já tinha descido toda vestida de pinguim e até com luva! kkkk Ganhei uma olhada na rua e logo tirei. Meu corpo foi esquentando, ai que bom!

O Sr. Bobin diretor da escola que recebeu eu e a sra. Sventlana no domingo, tinha dito para ficarmos na frente do nosso edifício às 8h que a também brasileira Louise iria nos conduzir à escola Sprachcaffe. Já no dia anterior eu tive em mente que ela não chegaria na hora. É típico esse nosso atraso, tá eu sei que isso é generalização e tal mas na hora mesmo no Brasil, só começa aula na escola.

O atraso é esperado, 15 minutos não é mesmo? kkkk Ainda mais adolescente... Bem, como dizia, cheguei 5 minutos antes e esperei até 5 minutos depois e chamei a Sra. Sventlana para irmos à escola. O que mais poderia acontecer que já não tinha me acontecido. Perder-se novamente? Mas eu sou boa nisso também em Brasília... que dirá Paris... Lógico que nos perdemos mas conseguimos chegar na hora!

Fomos para a nossa estação, uau, e fizemos o cartão Navigo por recomendação do Sr. Bobin. Esse é um cartão que vale pela semana, é para cidadães parisienses ou quem lá seja que tenha um motivo forte e concreto que poderá comprovar em papel, que passará algum tempo por essas pastagens... No caso, um estudante!

O navigo custa quase 20 euros. A passagem úníca custa 1,70 euros, dá direito a andar de metro, trem, onibus, 1 vez cada seguindo a mesma direção, ou seja se precisar voltar tem que comprar outra passagem. Outra forma de andar em Paris é comprar 10 tiquetes de uma vez só, facilita para não ficar pegando fila ou procurando a bilheteria. Aconteceu comigo. Fui comprar e não tinha naquele lado da estação, tive que andar mais até encontrar a tal bilheteria. Comprei o navigo para a zona 1 e 2 que cobre toda a Paris que é pequena.

A professora disse que Paris é pequena. Fiquei horrorizada ao ouvir isso... Então ela veio com aqueles dados que os homens adoram, a paris mesmo tem somente 2 milhões de pessoas morando nela, e, pasmem, 13 a 14 milhões que vivem ao seu redor. Ela disse que a cidade é muito centrazlizada então todos tem que vir à Paris para resolver as questões. Ela disse que a França é dividida assim: Paris e o resto. kkkk Ou seja, Paris é a cidade mais importante do país.

Eu namorei muitos blogs antes de viajar para cá. Amei o tal do blog o qual que cumpre muito bem o papel de guia turístíco, com a vantagem de ser mais pessoal! Nos blogs dá para saber bem das experiências das pessoas, as dicas e tentar ao máximo otimizar o nosso tempo de turista. Eu comecei com meu blog por causa da família. Mas para o segundo semestre vou começar novo projeto, aviso à todos!

Hoje tive então minha 1a aula de francês na escola francesa com a professora de olhos puxados francesa.

Nenhum brasileiro à vista na sala. Só alemães, japoneses, russas, um mexicano, italianos. Tem menina de 14 anos na escola, uma delas se chama Francesca, pensem numa menina linda, toda tímida e com um bom francês! Muito legal os pais dela poderem lhe proporcionar essa viagem. Com certeza vai mudar o jeito dela ver o mundo.

Depois da aula fiquei meio que sem rumo, as dores voltaram a aparecer pelo corpo, insistiam em me tomar, mas eu lutei com uma brava guerreira e me rendi a um crepe do quiosque da esquina, muito comum em Paris, 5 euros pelo paraíso...

Ovo com pimenta do reino e sal, presunto e queijo... a moça fazendo era tão lindo de se ver! Bem devagar, tranquila, primeiro a massa, depois, o ovo que ia sendo mexido delicadamente até chegar ao ponto exato de receber o poivre (a tal pimenta-do-reino) que sofrimento o meu... a medida que a pimenta-do-reino ia caindo por sobre o ovo, eu quase ia ao delírio... Sal, depois o queijo que ia derretendo e aí sim o presunto... Então ela ia dobrando o crepe delicamente... Nossa como era belo, moreno e bom! kkkk  Não consegui comer todo e lógico, lembrando da África, não joguei o resto fora e comi mais tarde.

Andei bem menos hoje, amei o tal Navigo, posso andar ilimitado para onde quer que seja na zona 1 e 2 de paris, isso é muito bom! Preserva minhas costas e pernas que andam sofridas! Mas lógico, bom mesmo é andar! Andei menos hoje, mas andei, ao menos. Comprei um livro de criança em francês para mim sobre Paris. É, parece coisa de retardada mas acreditem que é muito bom, ao menos posso ler e entender! kkkk

Passei na frente do caffé de la Paix, café que o Hemingway andou... Para quem não conehce ele é um escritor norte-maericano que viveu em Paris na décade de 20 e escreveu um livro que virou filme se chama Por quem os sinos dobram e o não menos conhecido "O velho e o mar" que também virou filme. Ao voltar ao Brasil quero ler mais as suas obras. Li antes de chegar à Paris o livro maravilhoso "Paris é uma festa". Não é à toa que ele é considerado tão bom escritor! pena que tenha se suicidado. Ele foi um pouco pertubado pelas guerras em que passou. Que descanse em paz!

Mudando de assunto novamente (eu tive um amigo que me dizia que se colocasse um monitor ligado na minha cabeça ele não consegueria acompanhar a mudança de pensamento), li em um blog que para um turista o melhor era evitar a tal Gare du Nord por ser grande e cheia de parisiense estressado. A princípio, pensei em realmente evitar, até me perder uma vez, assim que cheguei do aeroporto. Daí, decidi então, a aprender a andar bem nessa estaçãozinho grande! Ai que delícia! Adoro meta.

 Hoje coloquei na cabeça que iria a um supermercado bem perto da Gare du Nord que fui no sábado. Fui e só sosseguei quando consegui achar. Isso é bom. estou começando a entender como se anda aqui.

Conselho, se não sabe para onde vai, melhor se enconstar em alguma parede e pensar (olhando para o mapa) o que vai fazer. Ficar parado no meio da rua ou da estação em Paris é que não dá! Vai passar algum parisiense estressado e você vai ouvir algo, ou levar um susto... Melhor se recolher...

Eu estava tão cansadinha, pareço criança... É só dar cansaço ou fome que minha energia vai "simbora" e fico meio para baixo ou irritada. Mas então quando achei um supermercado e vi a seção de panelas e cacarecos para a cozinha, o ânimo subiu às bochechas, era a própria felicidade que me visitava! :) Panelas com aquele sistema de aquecimento inteligente que a panex tem, alguém conhece?

De noite fui visitar a Therese no hostel Peace and Love, que garota amável! Mas para minha surpresa ela não estava na recepção e sim o também amável Milen, era sua folga. Therese é francesa (falei dela anteriormente, ela veio pelo Brasil por 2 semanas) e o Milen é búlgaro. Só conheço por televisão uma filha de búlgaro (a nossa presidente Dilma) e agora o Milen. Legal.

A recepção do hostel que é um bar, estava lotado de torcedores. Era algum jogo de futebol, como eu amo detestar futebol não fiz questão de entrar no clima e de saber quem era. Me sentei de costas (quantos anos eu tenho agora? kkkk) e pedi um café com Bailey (é um licor). Nossa isso mudou minha vida... Um calor do inferno lá dentro do bar, e comecei a conversar com um norte-americano muito simpático o Jeff, perguntei à ele se gostava do Obama, ele disse que amava, eu também. :)

Hoje à tarde me senti muito sozinha e por isso resolvi ir lá visitar a Therese. Fiquei uma meia hora, tempo suficiente para recarregar as baterias, falar um pouco de inglês e voltar para jantar às 22h.

Amanhã pego no tranco, já são meia noite e lá vai ponterio, está na hora de eu me embrulhar no cobertor grosso com o travesseiro entre as pernas e a cabeça no Brasil.

Creio que minhas viagens sozinha acabam nessa Paris, posso sentir isso.

Cheiro em todos!!

A biêntot!

R. M.

                                        Esse é o prédio que estou hospedada. Chama Le Vivaldi.


Banheiro público pago (70 centavos de euro) na gare du Nord. Essa não é minha primeira foto de banheiro público e também não será a minha última. Dica de viagem, qualquer coisa, procure o Mac Donald mais perto para ter acesso a um banheiro. Se não, procurar um banheiro público. Esse tinha chuveiro. Bem limpinho e cheiroso, nem parecia banheiro de mulher. Muito feio, nós mulheres amamos um banheiro limpo mas na rua, não sei por falta de senso crítico, amor ao próximo ou por falta de limpeza corrente deixamos os banheiros feios, sujos e emporcalhados dando mal exemplo aos mais novos.




No comments:

Post a Comment