Tuesday, June 12, 2012

12.06.2012, terça-feira

Hoje foi frio também. Isso é porque é verão. kkkk Mas eu passei a gostar do frio, tudo bem. descobri que um bom casaco muda todo o dia! Eu não ia trazer o meu mas como eu finalemnte passei a ouvir os conselhos daqueles que amo (puxa que pena que comecei a ouvir tarde, tinha me poupado de muito arrependimento), ouvi a linda da Nicole. No penúltimo dia antes da viagem comentei com ela no trabalho que não levaria meu casaco. Ela com aquele jeitinho meigo me disse para eu levar. Ela só salvou a minha viagem pois até então não vi um casaco de frio mesmo à venda. As lojas vendem shortinho, blusinha, vestidinho e o frio comendo feio... Estão esperando tanto pelo sol que dá até dó... Tomara que venha, por favor rezemos pela França, que venha o sol, o calor e o verão, amém!

Hoje a aula foi muito boa. Ontem comecei na sala do francês elementar e na 2a parte da aula fui enviada com outros para outra sala. Primeiro dia é assim. Ao menos foi na sprachcaffe. A escola que fui ano passado a Good Hope Studies era bem mais organizada e moderna, teve uma entrevista no 1o dia antes da aula já me encaminhando para a sala adequada. Na Sprachcaffe de Paris, no meio da aula elementar a professora foi detectando o nível dos alunos. Ela detectou o meu e não acreditei que podia estar no nível que estou frequentando... Como sempre eu me tomando por baixo...

Meu problema como sempre é ficar nervosa, se fico, travo e não sai nada. Quando estou na rua e estou na paz consigo conversar, lógico que não converso sobre filosofia ou história, coisas comuns do cotidiano, coisa básica que faz parte da vida. Sei que vou precisar estudar muito nessa vida ainda para ter o mesmo nível que tenho do inglês, mas nem sei se quero ser tão fluente assim no Francês. Quero poder viajar com o Francês em paz, essa é a minha pretensão. Sonho com a Africa, sonho de menina. Chegarei lá, com fé, e estudo...

Ano que vem é o ano do espanhol. Taí. essa eu quero ver! Quem me conhece sabe o quão sou travada nessa língua danada de linda! No in´cio não gostava, achava feia, coisa de adolescente besta. Agora mulher, quero e vou falar essa língua caliente que inspira paixão pela vida em cada centímetro do meu seu. Ano que vem. Vamos tentar viver o agora Renata... Vamos lá...

Já falei o quanto amo o cartão Navigo? kkkk Já andei hoje com ele, já me perdi, me achei em outro lugares e me diverti a beça silenciosamente e também com sorrisos no canto da boca, à vezes com um prazer intenso no peito com vontade de explodir de tanto rir e com uma vontadinha de chorar um pouco. Chorar faz bem.

Saindo da aula, fui naquele quiosque de onde que comi o crepe. Hoje comi um panini. Ai Cristo! É um pão, com queijo e tomate como sendo a base e o recheio é escolhido pelo cliente. Perguntei a mesma atendente de ontem qual ela preferia (adoro fazer isso). Ela disse que gostava com um presunto francês específico, foi isso o que almocei, andando, como muitos parisienses fazem. Já gostava de sair andando e comendo no Brasil, agora vi que não sou doida. Faz sentido, ganha-se tempo quando é preciso...

Ontem fui dormir pensando em conhecer a catedral de Notre Dame, juro que eu rumava (amo essa palavra, tanto que faz parte do título desse blog) para lá mas eu me p-e-r-d-i. kkkk Já no metrô errado resolvi ir conhecer os arredores de uma estação que já tinha visto por alto do metrô da linha 6, se chama La Motte Picquet Grenelle, fica indo no rumo da Tour Eiffel.

Para minha alegria, que passei interessante! A rua é cheia de lojas lindas. Tem a Monoprix, é uma cadeia, é supermercado com roupas de mulher-criança-homem-coisas para casa. E para minha surpresa, nessa Monoprix encontrei roupinhas de bebê da loja Petit Bateau que é muito tradicional em Paris. Na Oscar Freire, em uma de suas esquinas tem uma lojinha da Petit Bateau mas é extremente cara e impensável.

Vi a loja da H&M também outra cadeia de loja de roupas interessantíssima. Comprei um casaquinho para mim que sonho já há alguns anos com o motivo navy, de marinheiro. Como são as coisas, tantos anos que sonho com um casaquinho desse... Ainda ganhei um desconto, aí fica mais lindo ainda o tal do casaquinho...

Eu não sou ligada em moda, meu gosto é mais tradicional, moda é com minha linda irmã Larissa. Já deve estar por finalizar a segunda gradução dela, dessa vez em Moda. A doidinha entende tudo, é antenada e também tem um blog, de moda. Ela ia ficar mais doida ainda aqui kkkk

A tal da rua que falei é a rue de commerce, passeio de quem é da cidade ou turista que tem muitos dias. Quando se tem poucos, tem-se que concentrar no tal do must-see (expressão do inglês também usado npelo francês indicando um lugar que Deve-se Ver-Ir). Cada loja linda... Encontrei uma loja que vendia uma bolsa elegantérrima branca por 160 euros da Guess, com certeza no Brasil o preço é muitooooo mais caro. Tem gente que paga, tem gente que não está nem aí. Cada cabeça é seu guia não é mesmo?  E tinha gente sonhando em deitar pois o corpo estava doendo... (essa sou eu mãe! mas não se preocupe pois estou bem!).

Olha só a pracinha dessa rua que coisa mais fofa... Cheia de pombo... Bichinho bonito mas cheio de doença...

Querendo ir à Notre-Dame mas estando mais próxima da Tour Eiffel, fui para a torre. david diz que é muito importante seguir o fluxo. O fluxo estava me levando para a Torre, pelo outro caminho. Só tinha até então pela estação Trocadero, tem uma linda vista, mas eu não tinha achado coragem paar andar até chegar a Torre (não é longe ok?). Então desci na estação Champ de Mars ( que aliás é o jardim- parque que tem na torre Eiffel).

A fila para pegar o elevador e subir na Torre era gigante. Para subir de elavador tem que comprar o ingresso pela internet, acaba rápido então tem-se que comprar com muitaaa antecedência, coisa que não fiz.
Se não conseguir comprar o ingresso para subir a torre pelo elevador, é só pagar 5 euros (adulto) e subir de escada. A fila é menor, adivinha se fui? Preferi me deitar na Champs de Mars e ouvir um músico que estava lá perto tocando.

                                                 Alguém me reconhece? kkk

  Depois da descansadinha fui ver o famoso bateau-muche no rio Sena.  Vou esperar o David para ir nele, achei que é muito romântico para ir só...


                                        Aí consegui alguém para tirar uma foto minha, eba!

Tinha esse carrossel bem de frente ao sena, arranjei esse âgulo para ficar a Eiffel bem atrás. Tirei logo depois de dois casais nos seus 60 anos tirarem uma foto linda no carrossel, o sorriso deles transmitia tanta vida, que quase pedi que tirassem uma de mim também.

Fiquei impressionada com o tamanho das rosas, não dá para ver nessa foto, mas os botões tinham o tamanho de uma mão aberta! Que exagero!!! Lindas!

Até o podlezinho da senhora de casaco branco queria ficar mais... Ele estava tão feliz correndo e fazendo xixi em cada lixeira que via! A dona em um momento, ficou lá na frente chanado ele, mas tudo tem um fim! Segui meu caminho para Notre-Dame rezando para não lezar e errar o caminho de novo...

                                         Finalmente consegui chegar a catedral de Notre Dame! kkk

Fui à um museu que tem bem aí onde bati a foto, é no subterrâneo, é uma mostra arqueológica da fundação da cidade de Paris. A cidade começou justamente nessa ilhazinha onde fica a catedral, foi aí que tudo começou!!! O museu é lindo. Tinha um senhor que estava na entrada, funcionário do museu. Perguntei quanto custava a entrada e no lugar de me responder ele me perguntou quantos anos eu tinha, fiquei sem entender!  Disse que tenho 33 e ele ficou impressionado, 4 euros. Aí fui entender que jovens de até 24 anos de idade tem desconto... Nossa, ganhei o dia!

Entrei na Igreja, ela se chama Notre-Dame pois é em homenagem a Maria. Muito bonita, estava tendo missa. Dei uma volta turística (lotado) e me sentei para ver a missa. Os cantos eram lindos... Fiquei olhando tudo e pensando na vida, na nossa história, a história do ser humano.

Temos essa necessidade interior muito forte de ter que adorar algo e isso nos explicar aquilo que não se explica. Desde tempos remotos... A igreja cristã católica se acha na vida dos santos, na trindade e um único Deus; a Igreja Evangélica se acha na trindade Jesus-EspíritoSanto-Deus pai único; o espiritismo se acha na evolução da vida com as reencarnações; o Budismo no Buda e na sua filosfia; os índios brasileiros se acham nos vários deuses representantes da natureza; o islamismo com Maomé; o Judaísmo se acha nos preceitos de Moisés e tem somente um Deus; no hinduísmo se acredita em vários deuses; para os que não acreditam em nenhuma forma de Deus mas sim na ciência ou no prazer; e outras formas de crença, por aí vai...

No mais, possuímos esse vazio. Nisso somos todos iguais. A festa acaba, o sexo finda, o casamento acaba, a paixão começa, a doença chega e carregamos o vazio lá dentro de nós. Ela é comum a todos, e a forma como o preenchemos, vai de cada consciência...

Depois dessa reflexão na história e na história das religiões fiquei pensando na minha crença particular. Sou cristã há uns 7 anos, quando passei a acreditar em Deus apesar de meu pai sempre ter me colocado para falar com o tal de Jesus.. Hoje eu creio que o maior dom que Deus nos deu é o da vida, depois dele vem o dom do amor. Estou expressando minha opinião, por favor, não tenho a intenção de ofender ninguém.

Ele me proveu a vida e como forma de agradecimento creio que devo cumprir com o mandamento de Jesus (o qual creio) que disse "Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a mim mesmo".  Se eu amar nessas 3 formas (a Deus, a mim e ao próximo) eu sei que poderei expressar minha extrema gratidão e poder assim fazer o mínimo esperado do que acho que Ele espera de mim. Acontece que pôr em prática esse amor em 3 formas é muito difícil para meu serzinho tão fraco.

Mas eu tento. Esqueço do tal mandamento, deixo de lado um pouco, e tento pôr em prática de novo. Deixo de lado a oração, me irrito no trãnsito, mas aí eu tento voltar a amar nos 3 patamares. David me chateia, um cliente é grosso, mas eu respiro e lembro do mandamento do amor.

Fica parecendo hipocrisia o que estou falando. David costuma dizer que se não é natural é para deixar de lado e não ficar insistindo... Mas se eu levar isso a sério em tudo, melhor acabar com a vida... Nós seres humanos lutamos todos os dias contra nossa verdadeira índole egoísta que possuímos.

Saí da catedral com o coração transbordando de paz.

Que a paz esteja com todos nós e que o amor reine!

Renata Maria




No comments:

Post a Comment