Sunday, February 27, 2011

9o dia do mochilão: domingo 27.02 em Buenos Aires

Procuro sempre ser politicamente correta, mas hoje no café-da-manhã  tomei um refri de pomelo de produção argentina chamado de Paso Del Toro, sempre vemos senhores de idade tomando e então provei hoje. Tudo bem que foi no café-da-manhã, não é lá muito nutritivo por ser um refrigerante, mas é incrível, é suave, não tem muito gas, enfim viva a Argentina! Ô galerinha que come bem! David, como um verdadeiro homem, comeu a mesma coisa de dois dias atrás, media-luna, tostado mixto (misto quente, se for só tostado é a nossa torrada) e cafe com leche.

 Hoje fomos à feira de San Telmo, é uma grande feira de artesanato, cada coisa linda... Como é mochilão fica difícil comprar coisas, daqui a pouco vamos pegar as mochilas e vamos para lá sei onde. Além disso tínhamos pouco dinheiro e eu que só penso em comida, achei melhor não comprar nada para comer. Eu tenho um pouco de Magali na veia. Já tô pensando em ir numa cidadezinha aqui perto, dista apenas 34 km, chama Tigre. Tem o rio Paraná  como atração turística, ainda não sei se vamos, estamo pensando.

Almoçamos um Choripan na feira de San Telmo, um sanduíche feito de pão com linguiça acrescido de tomate e um molhinho de cebola,alho e cheiro verde desidratado em muito azeite. Muito bom. O local não é lá um modelo aprovado pela vigilância sanitária. kkkk Três pessoas cuidavam do negócio que ficava dentro de um estacionamento. A moça cobrava e cortava os tomates, quem fazia o churrasco cortava o pão, havia um terceiro que tanto recebia o dinehiro quanto ajudava no ato de cortar o pão e mexer na carne. Por fim, percebemos que ninguém usava luva, nem tinha água corrente.

Dia de muito sol e calor, um dia escaldante. Eu exagerada como sempre, acabei por jogar um pouco de água mineral nos cabelos, claro que acabou por me molhar mais e eu amei, não fiquei muito linda, mas não só de beleza vive a mulher. Aliás, falando em beleza, li num imã de geladeira em espanhol que "as mulheres lindas vão para o céu e as feias para qualquer lugar". Também li que "feliz era Eva que não tinha sogra" kkkkkkkk 

Demos uma boa dormida às 16h. Janelão aberto, os carros passando numa barrulheira e nós dois dormimos que só. Eu primeiro e depois o David. Acordamos e fomos ao supermercado, minha barriga estava ruinzinha, um enjôo danado. Ai como eu amo supermercado...

Os pêssegos são grandiosos, as laranjas bem alanranjadas como se já estivessem passadas, descobri finalmente o que é o tal do pomelo (tem refri com essa fruta) é o tal do Grapefruit. No Brasil é possível encontrar essa fruta em grandes supermercados. Uma vez expereimentei e não é lá a fruta que eu deseje comer novamente, ao menos que no refri é bom.

Fomos sentar na grama da Plaza del Congresso em frente ao albergue em que estamos. Levamos vinho, castanha de cajú, ameixa desidratada, batata frita, uma ameixa (a fruta) e um iogurte de pera com maçã em pedaços. Bem, o que é light eu comi kkkk. Experimentei o vinho, uva malbec, seco, gostei. Estranho como nosso paladar é domado pela vontade, nunca gostei de vinho seco e no entanto passei a gostar. O doce é enjoativo. Claro que não entendo nada de vinho e não tenho a menor vergonha de o dizer. Mas confesso que gostaria de aprender.

No fim do dia é muito comum ver senhores de cabelo branquinho sentados nos cafés a tomar um Paso Del Toro, ou café. Às vezes sozinhos ou em companhia de mais alguém. Estou aprendendo muito com os gringos, eles se valorizam. No Brasil, não é comum ver idoso curtindo a vida, é como se esperassem a morte chegar. Essa galera de cabelo branco está aqui marcando presença, andando na rua seja de bike, a pé ou sendo amparado por outro idoso ou adulto. Eles sabem admirar um fim de tarde num café ou um curtir um passeio histórico.

E o que dizer das mulheres em Buenos Aires? Eu e David conversavamos sobre isso hoje. Elas não são lindas como as brasileiras, mas elas tem algo de especial, muito estilo. Elas são charmosas por natureza. Usam lenços coloridos nos pescoços e grandes óculos escuros. Muitas usam franjas, cabelos longos e finos, todas de pele clara. Usam os cabelos em formato de coque no topo da cabeça, coisa não muito comum no Brasil, mas que nelas caem muito bem! Percebemos que elas não usam maquiagem, ao menos de dia. Talvez em balada elas possam usar.

Os homens quando vão se despedir de outro homem amigo, dão um beijo na bochecha, achei tão lindo, David, como um bom homem brasileiro achou afetado demais. Ai. Os homens sõa educados, dão a vez ao entrar no metrô e no ônibus.

Percebemos que não há prostitutas na rua se oferecendo, mas é possível encontrar papéis coloridos por toda a cidade com a foto de mulher, nome e o telefone para o serviço. Vimos dois rapazes a colar os papeizinhos nos pontos de ônibus e no outro dia de manhã quase sem papel.

Notamos também que em muito cachorro aqui, não na rua abandonado mas passeando com os donos.

Hoje lembrei muito de minha irmã quando éramos pequenas. Deu muita saudade dela.

Por hoje é só. Fico por aqui. Até mais!

R.

obs: David me ensinou como colar foto (nem precisei fazer um curso para saber!!!), então aí vai!

Essa foi dentro do subte (metrô) Linea C hoje à tarde voltando da feira de San Telmo.


Dá só uma olhada no lugar que comemos o tal Choripan...


Garoto propaganda do refri de pomelo Paso de los Toros kkkkkkkkkkkkkkkk


Cheiro en todos!!!

2 comments:

  1. ESSA MINHA SOBRINHA É BONITA PARA INCOMODAR.
    APROVEITEM MUITO O PASSEIO.
    BEIJOS NOS DOIS.

    ReplyDelete
  2. te amo nanata.. aproveite a viagem.... to loira... acredita??? tirei foto com a mamae hj. ahhahahaha ah neeeem. ainda nao me acostumei. bjoooo.... vc e o david estao gostando daí???

    ReplyDelete