Saturday, December 17, 2011

16.12.2011 SExta e último dia em Piri

Fui dormir ontem - quinta - pensando que tinha que estaa acordada e pronta para às 8h estar na cozinha da Pousada Fênix e poder aprender muito com a dna Lúcia. A ansiedade me tomou e não conseguia dormir.

Mexi e mexia, na cama eu sabia que painho dormia na paz na cama ao lado. Porque eu não conseguia apenas dormir? Tantas pessoas estavam dormindo àquela hora e porque eu, Renata Maria, que nunca matei na vida, não conseguia dormir???

Foi pensando assim, que finalmente consegui. Mas não durou muito.

Um barulho ensurdecedor começou, e que diabos seria? Como alguém podia fazer um barulho infernal destes em plena madrugada? Que falta de respeito! Foi aí que lembrei que pela tarde, um casal chegou no quarto de cima e ligando os pontos, imaginei o que seria. Fala sério! Sexo à essa hora? E as minhas receitas da manhã? Como conseguiria aprender sem dormir? Quando começou a dar pânico, respirei (técnica que o David me ensinou quando casamos) e dormi. Claro, acordei outras vezes com medo de perder a hora, mas, 7e20 acordei, tomei o banho e peguei o rumo da cozinha.

Sempre sonhei em fazer pão (sei que quem acompanha esse blog já deve ter percebido que tenho muitos sonhos), dna Lúcia me ensinou a fazer um pão naquela forma de bolo inglês. Que pão! Com a massa básica dá para fazer muitas coisas... Ando sonhando com um forninho elétrico maior, creio que será em breve.

Depois do pão os biscoitinhos de canela, o bolo de granola e por último a pamonha assada de forno. Sabe o que mais amo na cozinha? Ela tem as diretrizes básicas que precismaos seguir para não perder a recita como por exemplo, colocar mais farinha de trigo quando a massa está mole, e se estiver grudando colocar mais um pouco de óleo, mas, se na receita de bolo de granola que aprendi hoje eu não quizer granola, eu sei que posso e devo trocar a granola por outro ingrediente, kkk, mas vou ter que pensar um pouco em qual ingrediente será para dar a mesma consistência e pronto, lá teremos um belo bolo!

Até parece como a vida! Podemos procurar na internet a receita, comprar livros, fazer cursos de culinária e fazermos sempre ao pé-da-letra a receita, respeitando todos os ingredientes que lá estão nos dizendo para seguir. Se não tiver em casa, sair de casa seja qual hora for e achar o ingrediente para só assim fazer a receita. Ou simplesmente podemos escolher trocar, mudar os ingredientes, e apostar no sucesso!

Depois de tanto prato, lavei pratos como uma boa aprendiz e empazinada como estava voltei para o quarto parar partimos. Tinha uma gringa da Holanda na pousada e como ela queira ir à Belo Horizonte e pensava em ir à Goiânia, chamei-a para ir à Goiânia conosco. Até então eu ia para Anápolis, mas mudei os planos.

A gringa se chama Mayos, 25 anos, acabou de se formar, tem um português lindo carregado de sotaque. Uma simpatia. Está no Brasil há 3 meses e planeja voltar em junho do ano que vem.

A danadinha chegou em Fortaleza, foi à Jericoacara, Natal, Pipa, Olinda, recife, Maragogi, Maceió, Praia do Francês, Salvador, Lençois, Pirenópolis, agora Goiânia. Creio que domingo ou segunda irá para BH, quer ir à Ouro Preto e RJ e ela não vai parar aí... kkk

Fiquei pensando na educação e cultura aqui do Brasil, é muito diferente da desses europeus. Eu sei que para nós é estranho os pais deixarem isso acontecer e até incentivarem os filhos a sairem de casa, mas eu creio que isso os ensina a serem independentes. Nós aqui somos muito dependentes da família. Tudo muito diferente. É um assunto vasto o qual estou a divagar desde janeiro quando fui à África do Sul e vi tantos jovens em mesma situação. Estou me acostumando.

Preciso ir ao mercado, estou louca para cozinhar...

cheiro em todos.

R

No comments:

Post a Comment